45 anos depois, Dália Alimentos estuda novo projeto de colonização
Economia

45 anos depois, Dália Alimentos estuda novo projeto de colonização

Em entrevista concedida à Rádio Encantado FM, o presidente da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, revelou que a cooperativa estuda um novo projeto de colonização, semelhante ao realizado na década de

  • Publicadooutubro 13, 2025

Em entrevista concedida à Rádio Encantado FM, o presidente da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, revelou que a cooperativa estuda um novo projeto de colonização, semelhante ao realizado na década de 1980. A iniciativa deve ocorrer em parceria com o município de São Gabriel (RS) e o Governo Federal, com foco no assentamento de produtores de leite em terras públicas da região.

Durante a conversa, Piccinini destacou o momento atual da Dália e os desafios enfrentados após as enchentes de 2023 e 2024. Segundo ele, a cooperativa — que atua nos setores de suinocultura, leite e avicultura — está pronta para retomar o crescimento em condições normais. A empresa, que representa mais de 120 municípios gaúchos, realiza ainda um importante processo de adequação estrutural do abatedouro de suínos em Encantado, elevando setores estratégicos para protegê-los contra futuras cheias.

Com presença em quase todos os estados brasileiros e exportações para 36 países, a Dália mantém o foco na agregação de valor e na modernização de seus processos. Hoje, os dois abatedouros da cooperativa produzem cerca de 800 toneladas semanais de embutidos.

Inspirada no projeto realizado em Iraí de Minas (MG) nos anos 1970 — que deu origem à Cooperativa Agrícola Mista Iraí Ltda. (COPAMIL) —, a nova proposta pretende ampliar a base produtiva e garantir sustentabilidade aos cooperados.

Written By
Opinião Regional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *